Make your own free website on Tripod.com

Peneiras

Análise granulométrica :

 Este é um: processo rudimentar de separação dos componentes de um sistema sólido-sólido, devido sua simplicidade é um dos mais utilizados . Levando em conta o grande uso desta técnica ela vai receber maior atenção e especificação entres os processos de separação.

A análise granulométrica é empregada quando os componentes ( sólidos) apresentam granulações deferentes. A separação do sistema sólido – sólido ocorre através de peneira com tamanhos diferenciados de jogos de telas. As peneiras podem sofrer obstruções, rompimentos , etc , por isso é necessário verificar a eficiência das peneiras.

 

Eficiência de Peneira (E):

 E = P xp   [    1-  P ( 1-xp)   ]

        F xf            F (1- xf)

 

Simbologia:

P = Massa do produto.

F = Massa da alimentação.

xp = Fração ponderal desejada no produto.

xf = Fração ponderal de alimentação.

 

Exemplos:

Ex 1:

          xf =  0,5                                                              E =   5x 1        [    1-   5  ( 1-1 )]

          F = 100g                                                                  10 x 0,5           10 (  1-0,5)  
          Xp= 1                                                                  E =  1

 

 Ex 2:

Uma peneira é alimentada com 70 g de sólidos que apresenta 40% da fração desejada ( partículas menores que a abertura da peneira em análise). Após o processo de peneiramento verifica-se que o produto possui uma massa de 25g com uma quantidade de partículas desejada de 22g. Calcular o E da peneira.

          xf =  0,4                            25 – 100%                        E =   25 x 0,88    [   1 - 25  (1 - 0,88 ) ]

          F = 70g                             22 -     x p                                  70 x 0,4              70 ( 1- 0,4)

          P = 25                               xp =  0,88                                   E = 0,7296

                                                                                        

                           

Equipamentos:

 

1)      Peneiras Estacionárias: Muito usadas no tratamento de efluentes , na retirada de sólidos principalmente os grosseiros.

2)      Peneiras Rotativas:

 

 

3)       Peneiras Agitadas: A peneira a agitação provoca a movimentação das partículas sobre a superfície de peneiramento. Esta agitação pode ser  é provocada por um motor, que é ligado por meio uma correia à uma polia excêntrica situada na parte inferior do equipamento ou até mesmo manualmente. Sua principal utilidade é na área de minerais e na agricultura.

4)      Peneiras Vibratórias: Estas peneiras podem trabalhar em meio úmido , mas elas não apresentam grande potencial de separação neste caso.

 

Exemplo de processo de peneiramento muito utilizado na agricultura. 

A primeira peneira (dimensão de 14mm) tem a função de reter a “sujeira” mais grosseira e deixar passar a soja e as impurezas (casca e grãos de soja partidos), e a segunda (dimensão de 1/8mm) por sua vez, retém a soja e deixa passar as impurezas. Como a soja sofre um processo de coesão, ou seja, as partículas leves tendem a reter na soja quando a soja é separada, então esta soja é submetida a uma coluna de ar (exaustor) para separar estas impurezas, que em seguidas são transportadas através de um exaustor para um silo de impurezas. As impurezas separadas na segunda peneira, também, são juntamente mandadas para este silo