Make your own free website on Tripod.com

Britador de Mandíbulas

Este é um equipamento bastante utilizado na redução de sólidos pois possui boas características de trabalho. É um equipamento adequado à quebra inicial de rochas e ou minérios( sólidos em geral) com a finalidade de aumentar a superfície de contato, diminuindo dessa forma os tamanhos das partículas. Muitas vezes o material alimenta outros moinhos na busca de granulometria menores .O britador de mandíbulas atende várias necessidades - desde rochas duras e abrasivas até vários materiais de reciclagem .

Os britadores de mandíbulas  em geral , como todos os maquinários que serão apresentados possuem vantagens e desvantagens.

Vantagens:

·        Possuem uma grande capacidade de trabalho;

·         Mecânica simples, facilitando a operação ( não ocorre entupimento);

·         Custo de manutenção  baixo, devido sua mecânica simplificada , já citada;

·         Baixo consumo de energia.

Desvantagens:

·        Produto ao sair do britador não possui grande uniformidade.

Funcionamento básico:
O britador de mandíbulas possui uma mandíbula móvel e outra fixa, a móvel se movimenta em direção da sem movimento causando a britagem. Este movimento é possível através de um motor que integra o equipamento.

O Britador de Mandíbulas pode ser dividido em:

Britador Blake: Possui chapa de esmagamento em posição vertical na parte frontal de uma armação retangular oca, uma outra chapa semelhante (mandíbula móvel) num ângulo conveniente. O movimento acontece pela ação de sobe-e-desce de uma biela, articulada ao braço móvel e impelida por um excêntrico. O movimento vertical é transmitido horizontalmente à mandíbula por intermédio de duas alavancas articuladas.

Britador Dodge: Oferece uma boa alimentação maior, para um investimento da mesma ordem que no equipamento do tipo Blake. Fornece material de tamanho uniforme, menor que 11 a 15 polegadas. Seu uso hoje em dia é raro.

Britador excêntrico com suspensão no topo: Possui uma única alavanca de transmissão e a mandíbula móvel está montada diretamente no excêntrico de modo que recebe um movimento para baixo e para a frente.